livros. romances e ensaios

Samba sem mim

2014

Finalista do Prêmio São Paulo de Literatura de 2015

Sem opção, João Pedro sai do Brasil e vai viver na Alemanha, terra de seus improváveis avós. A língua, a cultura, a geografia lhe dão a certeza de que ele não pertence àquele lugar. Em tempos de países em crise identitária e humanitária, este romance envereda pelo tema do sentimento de “não pertencimento”. O assunto é urgente e tratado com elegância e irreverência neste livro cujos personagens sem raízes, perdidos em si mesmos e pelo mundo, vão ressoar na mente dos leitores por muito tempo.

Compre agora

o que dizem

Um panorama vivo e moderno a demonstrar como a intolerância tem sido a grande ideologia atual. Samba sem mim se forma como um texto bem escrito e belo, mas também tenso pelas denúncias que levanta.

Maurício Melo Júnior

O leitor tem em mãos uma narrativa contundente, a história de um homem cindido como uma Berlim, cindido como uma Alemanha do pós-guerra.

Aldo Brasil

"Do cotidiano desses personagens e suas banalidades ao mergulho no íntimo de suas percepções, Caio Yurgel traz a segurança de um veterano na composição do texto. Um dos elementos mais saborosos da obra vem através de seu narrador onisciente intruso, que não se furta a imiscuir-se constantemente, com um humor que desafia o politicamente correto. (...) Além disso, constrói personagens densos, que carregam suas iconoclastias em diálogos ferinos. (...) Contudo, para além dos jogos de palavras minuciosamente calculados, há espaço para um lirismo pungente. (...) Com ritmo ágil e uma acidez na retórica, Samba sem mim ecoa mesmo depois do fim."

Paulo Ricardo Kralik